
No texto de suporte à exposição pode ler-se que «a livre expressão do ser humano, depende de oportunidades proporcionadas pelo meio e, ao mesmo tempo, amplia as possibilidades para interagir com ele». E se os trabalhos que compõem a exposição «Educação Pela Arte» são, num primeiro momento, disso exemplo, não é de menos importância o contributo que «destas oportunidades proporcionadas» fica para o futuro destes jovens na sua interacção com o meio. A memória do objecto, do edifício ou da obra de arte que se recria em papel – ou que com ela, de alguma forma, se interage directamente - será sempre diferente a partir desse momento.
«Pensar a arte e pensar a escola redunda pensar a arte na escola» (excerto do texto de suporte à exposição dos trabalhos dos alunos)
«A Arte é mediadora no processo sócio-histórico do desenvolvimento. Cada um, enquanto sujeito do conhecimento, forma representações das interacções mediadas por várias relações: com outros sujeitos, com signos, símbolos ou objectos da cultura.A actividade criadora é uma manifestação exclusiva do ser humano, pois, só este tem a capacidade de criar algo, a partir do que já existe. Levando em consideração a memória, o ser humano pode imaginar situações futuras e formar outras imagens, a partir daquelas com que ele interage. A acção criadora, desta forma, residirá num processo de constante construção, desconstrução e reconstrução.A livre expressão do ser humano, depende de oportunidades proporcionadas pelo meio e, ao mesmo tempo, amplia as possibilidades para interagir com ele.O processo de produção artística é determinado pelo contexto sócio-cultural: ninguém pinta, desenha, ou molda aquilo que vê, mas o que aprendeu a ver. A importância da arte é expressa no processo educativo de ensino e aprendizagem da criança, do jovem, como sujeito que se expressa e se insere no mundo, ampliando repertórios e somando experiências que, irão alimentar o seu imaginário.
Departamento de Expressões (Escola Básica 2 e 3 de Vila das Aves)
(Texto publicado no site da Câmara Municipal de Santo Tirso)
2 comentários:
O carteiro que roubava os cheques das reformas aos velhos pensionistas, morre e vai para o inferno. Lá encontra o Diabo que lhe diz:
- Como castigo pelos teus pecados em vida, vais ficar uma eternidade dentro de um imenso tanque cheio de m**** e atolado até ao queixo.
Ele olha para o lado e ve a Manela Ferreira Leite dentro do mesmo tanque com a m**** só pela cintura.
O carteiro irritado, chama o demónio e reclama:
- Desculpa lá!! Assim nao dá!! Tem dó, eu nao roubei tanto assim! Só roubei o dinheiro dos reformados de Ílhavo, mas nunca ninguém conseguiu provar nada contra mim e estou aqui quase afogado em m****, enquanto a Manela que congelou os salários e as carreiras e que roubou a reforma a tantos funcionários públicos e pensionistas, está atolada em m**** só até a cintura?
O diabo, muito zangado, olha para a Manela e grita:
- Manela! Sai já de cima da cabeça do Sócrates!!!!!
Uma professora dava uma aula aos seus alunos sobre as diferenças entre os ricos e os pobres.
A Júlia levanta o dedo:
- O meu pai tem tudo: televisão, telescópio, DVD...
- Tudo bem, diz a professora, mas será que tem um barco?
A Júlia reflete e diz:
- Bem, não...
- Estás a ver, é como eu disse, não podemos ter tudo.
- Professora, disse o Artur. O meu pai tem tudo: ele tem TV, telescópio, DVD, barco...
- Sim, responde a professora, mas será que ele tem um avião particular?
Depois de refletir, Artur responde:
- Bem, não…
- Estão a ver que não se pode ter tudo na vida. Disse a professora.
O Joãozinho levanta o dedo e diz:
- O meu pai agora é que tem tudo, pois no sábado passado, quando a minha irmã lhe apresentou o seu namorado Socialista, o meu pai disse:
- PUTA QUE PARIU!!!!! ERA SÓ O QUE ME FALTAVA!!!
Enviar um comentário