16/04/2009

Reforço da luta contra a poluição

A Câmara Municipal de Santo Tirso acaba de subscrever o Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N). Numa cerimónia realizada no Jardim Botânico, na vizinha cidade do Porto, o presidente da autarquia tirsense, Castro Fernandes, formalizou a assinatura de um protocolo que estabelece a adopção de 11 medidas que em primeira instância visam contribuir para a minimização das emissões poluentes provenientes do quotidiano do nosso concelho para a atmosfera. Com a assinatura deste acordo, a CCDR-N compromete-se a dotar a Câmara Municipal de Santo Tirso de todas as informações de que dispõe nesta área, e assume ainda a incumbência de elaborar e divulgar o Relatório de Qualidade do Ar, bem como a colaborar com a Edilidade Tirsense em matéria de sensibilização ambiental. A Câmara também assume obrigações, transpostas para 11 medidas a implementar no concelho, a saber:

- Introdução de veículos de baixa emissão de poluentes nos pesados de passageiros e mercadorias;

- Melhorias na rede de transportes colectivos;

- Sensibilização para a renovação da frota de táxis e de veículos de recolha de lixo (introdução de filtros de partículas ou reconversão para uso de energias mais limpas, como o biodiesel, o bioetanol, o hidrogénio, o gás natural ou a electricidade);

- Diminuição da percentagem de pesados de mercadorias em circulação nos centros urbanos;

- Criação de zonas de emissões reduzidas com a redução do tráfego automóvel;

- Corte de ruas ao trânsito;

- Introdução de postos públicos de abastecimento de gás natural;

- Medidas da agricultura e florestas;

- Varrimento e lavagem das ruas;

- Redução das emissões de poeiras das obras de construção civil;

- Acções de Sensibilização.

8 comentários:

Anónimo disse...

Afinal porque será que mal a Camara decide, seja o que for, voce e a sua filha logo publicam. Qual o vosso interesse?

Santo Tirso 2009 disse...

Meu bom amigo, se calhar é porque é quando a câmara decide que os jornais falam do que a câmara decidiu. Não lhe parece lógico? Afinal, quando é que se pode dar uma notícia sobre alguma coisa, se não quando essa coisa acontece? Por acaso os jornais dão notícias do que se passou há meses ou anos, ou dão notícias do que acaba de acontecer? Dos interesses dos meus filhos só eles poderão falar. O meu é informar sobre o que de bem se faz nesta terra, seja feito pela câmara, seja por quem for, e essa perseguição está a passar das marcas. Escreva o senhor sobre o que quiser e não se melindre tanto com o que escrevem os outros. Pode estar certo de que não quero o lugar de Castro Fernandes. Ou o seu, se é isso que teme. Boa tarde. Um abraço.

Um socialista feliz em Santo Tirso disse...

Eu trabalho na câmara e sei quem são alguns dos bloggers deste concelho. Alguns, acredite, são de despeitados do PS, que não podem com o Presidente, mas que se vergam diante dele todos os dias, com sorrisos mais sujos do que o lixo que são eles próprios. Outros são do PSD e da JSD, de gente também despeitada, que acha que fazer política é dizer mal de tudo e de todos que não vestem a nossa camisola. Eu sou militante do PS e tenho muito orgulho nisso, mas a câmara está minada de gente que só quer o mal de Castro Fernandes. Esses é que vendem todos os dias a alma ao Diabo, e pensam que todos são como eles. Força, Menina Tirsense e Santo Tirso 2009. Vocês são os maiores! Cumprimentos de um socialista feliz em Santo Tirso

A Verdade disse...

Força Santo Tirso 2009, mostra a nossa razão.

BEJA TRINDADE disse...

"Mostra a nossa razão".

Mas qual razão?
Razão ambiental?

Estes infelizes clubistas fanáticos, esquecem-se da continuada poluição dos rios Ave e Vizela e se alguma despoluição existe, deve-se entretanto ás diversas falências da indústria têxtil.
Estes infelizes, tenta com esta propaganda elogiar a política ambiental camarária e escamotear o que foi e continua a ser o silêncio da Câmara Municipal relativamente aos focos de poluição ambiental na Vila das Aves com lixeiras de resíduos tóxicos a céu aberto e poluição dos rios, assim como a poluição atmosférica provocada por uma indústria local, as quais foram oportunamente denunciadas pelo Movimento Cívico de Vila das Aves, junto do Ministério do Ambiente, dado que a Câmara Municipal representada pelo seu Presidente Castro Fernandes,apesar de por várias vezes tomar conhecimento por escrito, pura e simplesmente se demitiu de agir conforme lhe competia.
Se esta gente tiver dúvidas do que afirmo, posso-lhes provar com documentos do dossier do Movimento Cívico de Vila das Aves.

7Set2006 disse...

A qualidade do ar, no futuro próximo, irá ficar bem pior, com a construção, em pleno centro de Santo Tirso, numa zona de acessos já muito congestionados, do Centro de Atendimento a Clientes (CAC) da PT.
Não nos esqueçamos que, para esse local, irão convergir, diariamente, cerca de 1200 viaturas, correspondentes a outros tantos postos de trabalho!
O local escolhido para o CAC da PT era, até há bem pouco tempo, o horto municipal, - uma zona verde - que não era um foco de convergência de um tráfego automóvel significativo. Recentemente foi lá construída uma zona de desporto e lazer que irá ter agora a companhia poluidora de centenas de carros em marcha lenta à procura de um local de estacionamento. Não haveria um local mais conveniente, do ponto de vista ambiental, para instalar o CAC?
Será que existe alguma estratégia de urbanismo nesta cidade?

Santo Tirso 2009 disse...

Amigo 7Set2006, se é certo que em parte compreendo a sua inquietação quanto às possíveis dificuldades de estacionamento (e não tanto no que toca a congestionamentos de trânsito, que acho não serem muito preocupantes) no centro da cidade, ao mesmo tempo fico feliz com o seu optimismo. 1200 carros para 1200 pessoas? Acha mesmo? Não estará a ser demasiado optimista? Estamos em crise, não esqueça! Nem toda a gente tem carro! E aquilo vai ser um call-center, não uma dependência do Banco de Portugal...

Anónimo disse...

será que tu podias meter nesse teu cerebro de grama e meia que ou era ali ou NÃO era!!! Quem exigiu que ali fosse foi a PT!!! depois o próprio espaço terá estacionamento penso que para 400 carros, sendo uma parte de acesso publico!! Informa-te antes de falar!! Sabes o que são turnos? vão haver 3 ou 4 turnos logo divide os 1200 por 3 terás 400 no maximo, agora parte do principio que 60% tenha carro, são só 240 carros...cabe bem no estacionamento privativo da PT!!! Vai arranjar problemas para outro lado, inventor!!!