19/06/2009

Caros amigos,

No passado dia 19 de Abril, o Santo Tirso 2009 recebeu a seguinte mensagem de e-mail:


Exmos. Senhores,

O meu nome e o da minha filha, Henrique Pinheiro Machado e Ana Cecília, são mencionados no seu blog de forma difamatória e injuriosa. Este contém ofensas pessoais em que sou perfeitamente identificado e atacado por utilizadores anónimos. Li as suas respostas e penso que não se quererá associar a este género de comportamentos. Caso estes conteúdos não sejam removidos imediatamente do blog que V. Exa. representa, vou proceder legalmente contra os autores destes conteúdos e contra os responsáveis pela sua divulgação. A queixa formal às autoridades competentes vai seguir.

Os melhores cumprimentos,
Henrique Machado


Como não obteve qualquer resposta, o presidente da Junta de Freguesia de Negrelos e director do Ecos de Negrelos enviou novo e-mail no dia 23 de Abril, em que se lia o seguinte:


Ex.mo Senhor,

Soube há dias, por pessoa amiga, que o seu blogue tem alguns comentários difamatórios e insultuosos para mim e para a minha filha, pelo que solicito a retirada desses comentários. Hoje mesmo participei judicialmente contra o blogue e os autores dos comentários.

Sem outro assunto,

H. Pinheiro Machado
director@ecosdenegrelos.pt


A verdade, caros amigos, é que só criei este endereço de e-mail para poder aceder ao blogger e criar o Santo Tirso 2009, pelo que raramente acedo a esta caixa de mensagens. Por esse motivo, só há poucos dias, bem depois do envio destas mensagens, tomei conhecimento da sua existência. Nesse momento, e porque assim me pediu o presidente da Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos, eliminei os comentários injuriosos que eram feitos à sua pessoa, e a outros da sua família. Numa coisa, Henrique Pinheiro Machado tinha razão: não me revi, em momento algum, nos comentários feitos, como deixaram perceber as respostas que lhes dei. No entanto, considero que o princípio da liberdade de expressão e opinião deveria fazer com que os mesmos permanecessem online, até para se perceber o tipo de visitantes e o tipo de comentários que este blog recebe. Não obstante, a pedido do lesado, retirei-os. Há poucos dias optei, numa medida mais radical, por ocultar todos os comentários feitos neste espaço. Com muita pena minha, porque sempre pensei que a liberdade fosse o melhor dos vícios. Sei, porém, que a liberdade requer responsabilidade e bom senso, e esses são elementos que têm falhado constantemente por aqui. Portanto, o Santo Tirso 2009 fica, por enquanto, como está. Os comentários feitos não foram apagados, e poderão ser recuperados a qualquer momento. O futuro dirá se e quando…

Sem comentários: