Caros Tirsenses,
Acabámos de entrar em 2009 e estamos a menos de um ano das próximas Autárquicas. É ainda muito cedo para sabermos quem será o nosso próximo presidente de câmara, ou sequer de que partido será. Até ao momento, só o PSD anunciou a intenção de apoiar João Abreu, o candidato social-democrata lançado em 2005, e que acabou por ser eleito vereador. Também na corrida ao lugar de Castro Fernandes (que formalmente ainda não é candidato, nem nunca se pronunciou publicamente sobre essa hipótese, apesar de ter sido reeleito para a liderança da Concelhia) está José Graça, o actual Presidente da Junta de Freguesia de Santo Tirso, que decidiu avançar como independente.
Estas são, para já, as duas únicas candidaturas confirmadas à Edilidade Tirsense, apesar de, no âmbito daquelas manobras de bastidores que tradicionalmente caracterizam estes momentos, serem muitos os nomes falados, para os mais diversos cargos. Sem se saber ainda se o actual presidente avança para a corrida a um novo mandato, fala-se nos seus potenciais sucessores (já ouvi os nomes da vereadora Ana Maria Ferreira e do deputado municipal Nestor Borges, entre outros), em eventuais novos rostos para vagas a abrir na vereação (se por acaso houver saídas, há quem diga que Jorge Gomes, actual presidente da Junta de Santa Cristina do Couto, é um dos perfilados para suprir carências), e nos hipotéticos adversários do actual autarca.
O nome do socialista Joaquim Couto chegou a ser ventilado, e até aclamado, por alguns Tirsenses mais saudosos, mas afinal o deputado e antigo Governador Civil do Porto deve defrontar outro Fernandes: o Bragança, na Maia. Aliás, Couto faz parte da actual equipa do PS de Santo Tirso, pelo que a sua candidatura só faria sentido num cenário em que o Presidente Castro Fernandes não se candidatasse (até ao momento esse anúncio não foi feito, de facto, mas o idolatrado médico já orientou a sua vida noutro concelho, pelo que é já uma carta fora do baralho tirsense). José Graça, que presentemente cumpre a etapa final do seu mandato na Junta de Freguesia de Santo Tirso, foi eleito pelo PSD, mas não repetirá o feito. Não só não quer continuar na Junta, como não vestirá a camisola laranja (há até quem diga que se aliou ao PS para “roubar” votos aos social-democratas…).
A ver vamos! Para já, parece certo que estas Autárquicas serão muito disputadas e 2009 será um ano muito divertido para a política do nosso Concelho. Não obstante, nos blogs políticos da casa têm sido mais os desaforos e as trocas de galhardetes pouco pacíficas do que os contributos reais para um melhor futuro em Santo Tirso. Este blog nasceu da necessidade que senti de travar um pouco os ânimos belicistas dos meus camaradas do Concelho, e espero que a rudeza de alguns comentários dê brevemente lugar a disputas acaloradas (como convém), mas sobretudo respeitadoras. Estarei atento e participativo.
Um abraço a todos os Tirsenses!